7 de junho de 2016

Meio Ambiente - Dicas - Descarte Correto

Olá lindezas e lindezos,

Tudo bem com vocês?

Hoje o papo é sério heim! Eu não sou ambientalista e nem faço parte de nenhuma ONG, porém sou e sempre serei uma eterna defensora do Meio Ambiente.

E para falar desse assunto, é muito importante a Ação de Conscientização!

E como fazer isso? Sendo um Agente de Comunicação e Transformação!

Eu vou dar a dica para vocês e vocês repassam e é assim que cria-se o "Processo de Conscientização".


Infelizmente, mais de 90% do que o brasileiro descarta hoje diariamente vai parar em um aterro sanitário ou, em muitas cidades ainda, em um lixão. Por esse motivo, é sempre bom evitar destinar alguns resíduos à coleta comum de lixo.

Existem materiais que demoram anos para se decomporem, como por exemplo os plásticos e os metais, mas também têm perigo de contaminação do solo e lençol freático, como acontece com medicamentos e compostos químicos de alguns eletrônicos e lâmpadas fluorescentes, por exemplo.

Existem em diversos municípios, ponto de descarte específicos, então se você é um cidadão consciente, procure no seu município e faça o descarte de maneira correta.

Vou deixar para vocês, a maneira correta de descarte de 7 itens que não devem ir para o lixo comum.

1) Lâmpadas Fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes são um perigo quando quebradas. Como contêm mercúrio na sua composição, é preciso evitar inalar ou tocar na substância de seu interior. Poucas empresas fazem a reciclagem, e infelizmente também não recolhem como seria o correto. Em tese, grandes lojas deveriam aceitar que você entregue as lâmpadas queimadas e danificadas para, nesse caso, devolverem ao fabricante, mas não é isso que acontece.

2) Radiografias e medicamentos
Existe muita recomendação para não se descartar remédios vencidos em suas embalagens originais, pelo perigo de que sejam consumidos. Em vez disso, há quem recomende despejar na pia ou no vaso sanitário, o que também tende a contaminar rede de água. Medicamentos e outras sobras de lixo sanitário, como seringas usadas, ampolas, termômetros e radiografias, deveriam - em tese - ser encaminhados para o postos de saúde mais próximo para que sejam incinerados junto com o lixo hospitalar do bairro ou município.

3) Pilhas e baterias
No país, existem algumas iniciativas de papa-pilhas presentes em grandes redes de bancos e supermercados que recolhem pilhas e baterias descartadas. Teoricamente, é de responsabilidade da empresa que fabrica, importa ou comercializa produtos tecnológicos e eletroeletrônicos manter pontos de coleta para receber o lixo.

4) Aparelhos de telefone celular
Muitas operadoras e marcas de aparelhos celulares mantêm esse serviço de coleta de lixo eletrônico espalhado por todo o país. Normalmente, as empresas destinam a venda dos materiais que são reciclados a iniciativas de conservação e sustentabilidade.

5) Óleo de cozinha
Se jogado no ralo, um litro contamina até 20 mil litros de água. É fácil transformá-lo em sabão, mas também é possível entregá-lo engarrafado a alguns pontos de coleta que destinam a empresas recicladoras. Condomínios, por exemplo, podem juntar em galões de 50 litros e vender diretamente aos recicladores.

6) Lixo eletrônico
O caso de televisores e computadores é mais complicado. Normalmente, ou você encaminha para um ponto de entrega voluntária ou destina a uma cooperativa de catadores de recicláveis ou ong que trabalha com lixo eletrônico. Muitas universidades, quando possuem cursos de tecnologia ou eletrônica, aceitam esse tipo de sucata.

7) Móveis e entulhos
É de responsabilidade da Prefeitura Municipal a coleta de descartes maiores, como móveis, eletrodomésticos e entulhos (sobra de jardinagem e demolição) senão de forma domiciliar, em alguns pontos de entrega voluntária espalhados pela cidade. Busque se informar junto à administração da sua cidade qual o local de destinação correta ou o dia da semana em que este tipo de resíduo pode ser descartado.

============================
UTILIDADE PÚBLICA
============================
Para quem é da região de Americana/SP, a MECA ( Coleta Inteligente) poderá 
te auxiliar e indicar os pontos de descartes.
Fone (19) 3604-7564

"Preservar o Meio Ambiente é preservar a VIDA."
 
Um beijo carinhoso!

10 comentários:

  1. Bom diaaa Gi, amei as dicas de conscientização, e todos nós devemos colocar em prática... Não sabia do nº5, sobre o Óleo de cozinha, a partir de hoje vou evitar isso. Abraços!!

    PAPO DE GAROTA CRISTÃ
    www.sarahcristinny.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito a favor da preservação! Deus fez tudo muito perfeito para o homem destruir! Acredito muito na conscientização, por isso sempre que posso falo a respeito disso.

      Excluir
  2. Adorei sua iniciativa, vejo isso em poucos blogs, tenho fazer o descarte correto, algumas dicas eu não conhecia, mas vou passar a seguir.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super importante essa conscientização mesmo gi, em casa a gente separa o lixo. Precisamos de um mundo com pessoas conscientes e que busquem evoluir em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito a favor da conscientização, e da multiplicação! Então sempre que leio notícias sobre isso no Twitter, sempre repasso! Muitas pessoas erram por ignorância, quando conscientizadas passam a respeitar! Bjos

      Excluir
  4. Todos nós deveríamos colocar em pratica !! Em casa separamos o lixo apenas. Na cidade temos ponto de descarte de pilhas e baterias. 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente muitas pessoas nem o lixo separam. É necessário uma atividade mais efetiva do governo e Ministério do Meio Ambiente, mas enquanto isso não ocorre, nós que temos a consciência continuaremos cuidando no Meio Ambiente lindo que Deus nos deu!

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa, realmente é muito importante cuidarmos do nosso planeta. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =)
      Se cada um fizer um pouco, poderemos garantir um futuro sustentável.

      Excluir

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - A Fé e a Paciência andam juntas!

Oi amores, tudo bom? Mais uma semana inciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho! A maior prova da f...