11 de maio de 2017

SAÚDE - Programa PROTEGER (Oncologia e Fertilidade)

Olá lindezas e lindezos,

O assunto de hoje é de UTILIDADE PÚBLICA e requer bastante ATENÇÃO e o maior número de compartilhamento possível. Leiam e entendam o porque.

A incidência de câncer em mulheres em idade fértil tem crescido, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse fenômeno fez aumentar a preocupação de especialistas com a fertilidade das mulheres. Afinal, embora o assunto ainda não seja amplamente divulgado, tratamentos oncológicos como quimioterapia e/ou radioterapia podem comprometer a fertilidade, como um efeito colateral. Ou até mesmo indiretamente, quando o tratamento causa atrasos na reprodução e permitem o declínio natural da fertilidade.

Ciente dessa nova realidade, a Ferring Pharmaceuticals acaba de lançou em 2016, em parceria com o Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), Huntington e Idea Fértil, o Programa Proteger. Trata-se de um projeto social que permitirá às mulheres que venham a se submeter a um tratamento oncológico, receber gratuitamente o medicamento Menopur (gonadotrofina), o mais utilizado na indução de ovulação para congelamento dos óvulos. A estimulação contribuiu para a coleta de um número maior de óvulos e de forma rápida, permitindo o início da conduta oncológica em poucos dias.


Uma eventual diminuição na fertilidade em um tratamento oncológico ainda é um assunto pouco debatido. O congelamento dos óvulos é a opção mais indicada para as pacientes que pretendem ser mães. Por ser um procedimento de alto custo, torna-se inacessível para algumas mulheres. “O Proteger é uma retribuição à sociedade e chega para mudar esse cenário. É uma iniciativa da Ferring não só no Brasil como em outros países onde atua. Demonstra nosso compromisso com a sociedade e com o paciente”, afirmou Alexandre Seraphim, gerente geral da Ferring.

Para auxiliar as mulheres neste sonho, a Ferring estabeleceu parceria com três renomadas clínicas de reprodução assistida: Instituto Idea Fértil de Saúde Reprodutiva, que têm à frente o ginecologista Caio Parente; o Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) dirigida por Arnaldo Cambiaghi, ginecologista obstetra e especialista em reprodução humana; e com a Huntington Medicina Reprodutiva, coordenada pelo Dr. Maurício Barbour Chehin. Aliadas à Ferring, elas atuarão para promover e facilitar o acesso à preservação da fertilidade. Aquelas que desejarem participar do programa Proteger devem conversar com seu oncologista antes de iniciar o tratamento e solicitar autorização para o tratamento de indução da ovulação. Com o laudo do oncologista, a paciente deve se inscrever em um dos três parceiros.

O programa consiste em: consulta médica com especialista em reprodução humana, realização de exames, indução da ovulação com medicamentos, coleta dos óvulos, congelamento e preservação em laboratório.

Todas as clinicas parceiras priorizarão o atendimento das pacientes que estão no programa. Segundo o coordenador médico da Huntington, Dr. Maurício Barbour Chehin a iniciativa é excelente. ”Felizmente, pela primeira vez, vemos um programa como esse no Brasil. Essas ações vão certamente aumentar e facilitar o acesso para mulheres com diagnóstico de câncer. Para muitas, o impacto da notícia da infertilidade é mais traumatizante do que o próprio câncer. Esse tratamento oferece a oportunidade de, ao alcançarem a cura, realizar o sonho de ser mãe fertilizando um óvulo”, detalhou.


Referências

Texto

Compartilhem e faça essa notícia se espalhar! Afinal um programa desse pode mudar o futuro de muitas mulheres!

Beijos carinhosos.

23 comentários:

  1. Excelente o post com informações importantes sobre o Oncologia e Fertilidade, muito bom esse programa proteger vai ajudar muito as mulheres. A divulgação é essencial para as mulheres ficarem sabendo desse programa, parabéns pelo post, Gisele bjs.

    ResponderExcluir
  2. Super utilidade mesmo, ainda muitas mulheres não tem acesso a informação, ou tem e nem prestam muita atenção.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem! Utilidade da população é preciso que todos tenham acesso a esse tipo de informação! Parabéns adorei até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisele! Excelente a iniciativa do programa, esse assunto deve ser amplamente divulgado para que mais mulheres saibam a respeito e possam vir a ser mães! Parabéns ao seu blog por realizar um post sobre esse tópico! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Gisele,

    Ótimo post!! Já sabia a respeito quando fui ao médico ver se eu teria alguma chance de congelar pelo menos um óvulo. Mas, foi tarde demais!!

    Um beijo, estou te seguindo.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uma vez, meu médico me falou a respeito, e fiquei pensando: "por que não?" . Será que ainda dá tempo?

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post informativo, muito bacana o programa.

    ResponderExcluir
  8. O posto além de informativo, é de extrema relevância social.
    Parabéns pela atitude!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. oi
    Parabéns pelo seu post, ele tem informações importantes. É excelente a iniciativa do programa :D
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Como futura mamãe qualquer informação referente é importante!! #tentante !!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Se post é mais do que uma utilidade pública, é de ajuda para todas as pessoas que ainda possuem algum tipo de dúvida em relação ao assunto. A cada dia os casos de câncer aumentam consideravelmente e as mulheres estão ficando inférteis em uma quantidade absurda. Tenho problemas no ovário e tenho muito medo que isso traga consequências mais graves ou até mesmo uma infertilidade. Adorei o post, bem explicativo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse programa proteger, vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
  13. Adorei, muito bom saber dessas informações e vou super repassar.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Um post muito importante para todas nós mulheres.
    Com certeza um texto que tem que ser compartilhado para que o máximo de mulheres possa saber mais sobre esse problema.
    Parabéns pelo texto.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  15. Acredito que o alerta principal é encorajar as mulheres a visitarem os respectivos ginecologistas regularmente e cuidarem da saúde no dia a dia. Bacana a iniciativa de ter um programa para quem deve passar por um tratamento tão agressivo ao organismo e não quer desistir do sonho de tornar-se mãe.

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Não sabia dessas informações nem dos procedimentos existentes para combater este tipo de problema.
    Muito bacana a iniciativa do programa, é realmente muito útil e merece ser divulgado em todas as mídias sociais para que as pessoas tenham consciência sobre isto.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Gisele! Que post bacana! E que iniciativa nobre, não é! É um assunto muito sério que o Brasil ainda está engatinhando, mas tudo é um processo. Por mais iniciativas assim em nosso país. bjos

    ResponderExcluir
  18. Cada vez mais a partilha e um maior esclarecimento sobre este tema é mais importante. São poucas as pessoas que o abordam de uma forma tão clara.
    Parabéns por esse post.

    BeijinhoBom
    Magianaspalavrasbypaula.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  19. Com certeza vai ajudar muitas mulheres! Gostei de saber!

    ResponderExcluir
  20. Excelente post! A saúde feminina é bastante complexa e vai ajudar muitas a tirar até dúvidas.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  21. Eu estava lendo sobre isso esses dias, realmente esse número tem crescido muito e acho que por dois motivos, preguiça e falta de tempo de ir no médico e fazer os exames e o pior de todos que é a falta de informação. Na minha familia o indice de casos de cancer são muito altos, então somos ensinadas desde nova a ficarmos atentas e fazer todos os exames periodicamente.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Cuidar da saúde é algo muito importante, ainda mais mulheres que querem ficar grávidas ou já estão. Apesar da tecnologia, da internet, muitas pessoas ainda não têm acesso à informação. Ótimo post. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Amei seu post.
    Muito bem escrito e informativo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - PAZ!

Olá, tudo bem? Mais uma semana iniciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho na palavra de Deus. ...