20 de agosto de 2016

Dicas de Viagens - Curitiba

Olá amores,

Tudo bem?

Continuando os posts de Dicas de Viagens que faço todos os sábados, hoje falarei de Curitiba/PR.

Uma cidade incrível que amei conhecer e vou compartilhar minha experiência com vocês!



=====================================================================
Sobre o município
=====================================================================

Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal.  Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba eViamão,[12] vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas,[13] manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos,[14] que contribuíram para a diversidade cultural até hoje permanente. (Fonte Wikipedia)
=====================================================================

Vou contar resumidamente como comprei e reservei, pois o foco principal do post é compartilhar minhas experiências e opiniões, além de dicas sobre os lugares que visitei.

✔ Comprei tudo individualmente, as passagens pesquisei pelo Decolar
✔ O hotel reservei pelo Hotel Urbano
✔  Os passeios decidi lá

Quando chega no aeroporto, caso não queira alugar carro, há um ônibus executivo que sai do aeroporto para vários lugares de Curitiba. Vale muito a pena e fica muito mais barato do que táxi.

Escolhi um Hotel que tivesse fácil acesso mas que não fosse no centro, gostei muito e por esse motivo indico Hotel Nikko

=====================================================================
Passeios
=====================================================================

Há muitos pontos turísticos na cidade de Curitiba, eu não aluguei carro pois queria realmente turistar, então fiz os passeios no Ônibus Turístico

Fiz os seguintes passeios:

1) Jardim Botânico
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg.



2) Rua 24 horas
Restaurada, a Rua voltou a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida mundo afora, como os grandes arcos e o relógio com as 24 horas do dia, e reabriu com um variado mix de comércio e serviços.
Esse é um lugar gostoso para ir a noite. Fui a noite para comer um lanche.



3) Museu Oscar Niemeyer
Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.


4) Ópera de Arame
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.


5)  Parque Tanguá
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.


6) Santa Felicidade
Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

No hotel que fiquei, tem um serviço gratuito de transporte. Um ônibus passa no horário marcado, leva a noite para Santa Felicidade, eu escolhi jantar no Madalosso, então esse foi o trajeto. Mas antes o ônibus passa numa degustação de vinhos e queijos maravilhosa, depois no final da noite o ônibus leva de volta para o hotel.



Além desses lugares, passei pelos pontos turísticos abaixo:

✔ Memorial Ucraniano
✔ Torre Panorâmica
✔ Praça Tiradentes
✔ Museu ferroviário
✔ Rua das Flores
✔ Teatro Guaíra
✔ Shopping Mueller




Um outro passeio que fiz e amei foi o passeio ferroviário. 
A ferrovia Curitiba - Serra do Mar - Morretes - Paranaguá representa um extraordinário feito da engenharia do século 19, onde sua construção considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus da época começou oficialmente em fevereiro de 1880 e durou cinco anos. Ao longo de seus 110Km o objetivo foi estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá ao interior, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados.

Atualmente é uma das mais famosas e belas viagens de trem do Brasil, em uma ferrovia dentro da reserva ecológica da Serra do Mar. Você vai descendo pelo meio da mata atlântica num dos locais onde ela esta mais preservada no país. A estrada possui muitas pontes, túneis e viadutos tornando-se a primeira obra com essas características a ser construída no mundo. O trajeto passa pelos seguintes locais: Represa Caiguava, Túnel Roça Nova, Represa do Rio Ipiranga , Santuário do Cadeado e os que mais se destacam são a Ponte São João, com 55 metros de altura, da onde se têm uma vista sensacional de toda a região de Paranaguá e Morretes e o Viaduto do Carvalho, onde a passagem por esse trecho provoca a sensação de estar voando, pois o abismo é bem alto (Curitiba 900 metros ao nível do mar).

No meio da serra depois de 02h20min o trem para rapidamente na estação do Parque Estadual do Marumbi, onde é possível descer e conhecer a reserva. Continuando o passeio, por mais 40 min. chega-se a Morretes que é uma bela cidade já no litoral do Paraná. Cidade esta excelente para uma boa refeição do prato típico da região, o Barreado, compras em lojinhas de artesanato, passeios em meio às casas antigas e um belo contato com a natureza. Após ter almoçado e curtido a cidadezinha o trem retorna às 15h com chegada às 18h em Curitiba. Quem não quiser voltar de trem tem a opção de subir de ônibus por dois motivos:
1º Mais rápido 01h20min Morretes x Curitiba Auto – Estrada
2º Mais rápido e Bonito 01h40min Morretes x Curitiba Estrada da Graciosa. Ótima opção.





Espero que tenham gostado! 

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - A Fé e a Paciência andam juntas!

Oi amores, tudo bom? Mais uma semana inciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho! A maior prova da f...