21 de abril de 2017

SAÚDE - Os benefícios do HIBISCO

Olá pessoal,

O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas de emagrecimento, no controle da pressão arterial e prevenção de problemas no fígado. Suas flores podem ser usadas em chás, saladas, e outras partes da planta podem ser usadas ​​para fazer geléias, sopas e molhos.



O hibisco tem vários benefícios e por isso ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. Além de ajudar no processo de emagrecimento, o hibisco é bom para: 

✔ Desinchar, pois é diurético;
✔ Melhorar a prisão de ventre porque tem ação laxante;
✔ Combater as doenças do fígado e desintoxica este órgão porque ele impulsiona o funcionamento deste órgão;
✔ Aliviar as cólicas menstruais porque tem ação analgésica;
✔ Combater gripes, resfriados, tosse e a febre porque tem ação expectorante, que facilita a retirada das secreções;
✔ Combater a seborreia no couro cabeludo porque tem propriedades anticaspa;
✔ Aliviar a dor de estômago devido a ação analgésica e por ter efeito calmante;
✔ Reduzir as taxas de colesterol, a pressão e a glicose no sangue porque possui propriedades anti-hipertensivas;
✔ Retardar o envelhecimento da pele porque é rico em antioxidantes.

O hibisco também é conhecido popularmente como Rosa-da-china, Mimo-de-vênus, Flor-de-graxa, Graxa-de-estudante e Goela-de-leão, mas seu nome científico é Hibiscus rosa-sinensis. Essa planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais.

Como usar o hibisco?

A parte utilizada do hibisco é a flor. Este chá é uma bebida muito popular em todo o mundo e muitas vezes usada como um chá medicinal. O Chá de Hibisco tem cor vermelho rubi e um gosto amargo. Este chá é baixo em calorias e sem cafeína.
Para o chá de hibisco: adicionar 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco ou 2 sachês em 1 litro de água em início de fervura. Desligar o fogo e abafar o recipiente por dez minutos, coar e beber.
Para emagrecer, deve-se tomar 3-4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Quais os efeitos colaterais do Hibisco?
Apesar não acontecer em todas as pessoas, o Hibisco pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial. Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir o hibisco em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.

Quem não deve usar o Hibisco?
O Hibisco está contraindicado para pessoas com pressão baixa, durante a gravidez ou amamentação, períodos de TPM e mulheres que estejam tentando engravidar, pois altera os hormônios e pode, em alguns casos, dificultar a gravidez e causar infertilidade.

Muita atenção ao utilizar o chá! Embora seja natural, é sempre importante consultar um profissional para saber se não te fará mal, pois cada organismo reage de uma maneira.

Um beijo carinhoso.

Texto - Gisele Rocetti e Tua Saúde
Imagens - Google Imagens







19 comentários:

  1. Gisele já ouvi falar do hibisco, quantos benefícios bons que a planta tem, pra quem quer emagrecer o chá do hibisco é ótimo, gostei muito de saber mais sobre os benefícios do hibisco, Gissele bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gisele, eu sempre leio sobre os benefícios do chá mas infelizmente eu não consigo beber !

    ResponderExcluir
  3. oi
    Nunca bebi já de Hibisco, gostei muito dos benefícios. Vou experimentar já de Hibisco ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu post! Estou tendo aula de farmacognosia na faculdade agora e estamos falando muito sobre os benefícios do hibisco. Adorei ler sobre ele aqui :)
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. tenho tomado esse chá mas não sabi dos riscos na TPM.... que medo

    ResponderExcluir
  6. Minha tia toma esse chá para auxiliar no emagrecimento e ela adora! Disse que realmente teve bons resultados, especialmente porque ajuda a não reter líquidos. Mas eu não sabia que tinha tantos benefícios!

    ResponderExcluir
  7. Realmente tem vários benefícios.
    Minha mãe toma, mas eu realmente não consigo tomar.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Por muito tempo tomei chá de hibisco, mas sem saber que tinha tantas funções.
    Tomava porque gostava do amarguinho e também para desinchar quando não estava urinando direito.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa somos super adeptas ao chá e claro que o de hibisco está na lista, mas confesso que eu tomava sem nem saber o benefios que ele traz rs esses dias estava lendo um post que descobri e fiquei toda feliz por já consumir rs

    ResponderExcluir
  10. Oi Gisele, tudo bem?

    Muitas pessoas vivem indicando o chá de hibisco para mim, principalmente por ele liberar a água acumulada do corpo, mas eu não imaginava que existiam tantas contra-indicações do produto. Confesso que fiquei um pouco com medo ao saber que pode causar infertilidade, pois já tenho problemas com polimicrosistos e engravidar vai ser um procedimento bem difícil. Mas, fiquei feliz por conhecer mais uma infinidade de coisas para qual o chá serve. Mas, irei procurar um médico para ver se posso utilizá-lo. Ótimo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não sabia muito sobre ele, minha irmã que usa.
    Boa dica.
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Minha cunhada, tomou por um tempo. Como não sou mto preocupada com os Chas que facilita o emagrecimento nunca procurei ler sobre o assunto.
    Bom saber pq minha irmã queria tomar e ela s louca pra ter filho . Já copiei o link e já vou passar pra ela agora.
    Ótima matéria .
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Hibisco é muito bom mesmo, mas devemos ter cuidado pois conheci alguém que tomou e fez muito mal... Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente eu não gosto muito de chá as vezes me sacrifico por alguns beneficos a nossa saúde, adorei conhecer os prós e os contras do Hibisco.

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar desse chá, mas não sabia de todos esses benefícios, para mim era só um chazinho que prometia ajudar a emagrecer, mas pelo visto ele é ótimo para a saúde

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Muitas pessoas não gostam de tomar esse chá por causa do gosto, mas acredito que deve ser a maneira que é feito. Aqui em casa faço um pouco mais fraco e tomo o dia inteiro, ajuda bastante emagrecer. Ótimo post. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Sempre digo a uma pessoa que conheço que esse chá causa infertilidade, mas o bacana é que tem muito mais benefícios! Gostei do que li. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  18. Sempre ouvi falar do chá, mas não sabia o que fazer, onde começar, quando NAO tomar. Seu post foi muito didático, me tirou várias dúvidas – inclusive que eu não devo tomar o chá, pois tenho pressão baixa. Obrigada ;)
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  19. Eu sei que chá faz bem, mas devo confessar que não bebe muito, eu só bebo quando e extremamente necessário.
    Eu amei seu post mesmo não gostando chá, eles fazem muito bem para saude.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - A Fé e a Paciência andam juntas!

Oi amores, tudo bom? Mais uma semana inciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho! A maior prova da f...