6 de abril de 2017

SAÚDE - Diferença entre DENGUE - ZIKA VIRUS e CHIKUNGUNYA

Olá pessoal,

Hoje trouxe para vocês algumas informações sobre DENGUE - ZIKA E CHUKUNGUNA.



Apesar dos sintomas da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya serem semelhantes há algumas diferenças que podem ajudar a identificar estas doenças.

Embora as três doenças sejam causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypt, o vírus de cada uma delas é diferente e é por isso que elas se manifestam de formas diferentes e possuem duração e complicações diferentes.

VEJAM ABAIXO OS SINTOMAS



Apesar de existirem 4 tipos de dengue os sintomas são sempre os mesmos. No entanto, pessoas que já tiveram esta doença alguma vez tem mais chances de desenvolver a forma hemorrrágica da doença. Seus sintomas incluem olhos vermelhos, vômitos intensos, pele pálida, fria e úmida e sangramentos. Em caso de suspeita deve-se ir para o hospital para realizar o tratamento que inclui soro e plasma sanguíneo.

O tratamento destas 3 doenças são semelhantes, com medidas que envolvem alívio da dor e hidratação. Os medicamentos indicados, geralmente são Paracetamol ou Dipirona, mas estes só devem ser usados quando recomendados pelo médico. As aspirinas não devem ser usadas porque aumentam o risco de sangramentos.

ATENÇÃO - EXISTEM ALGUNS REMÉDIOS QUE NÃO PODEM SER USADOS.

Quando os sintomas destas doenças se manifestam é importante levar o indivíduo para uma consulta médica porque os casos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya devem ser informados às autoridades e porque podem surgir complicações que comprometem a vida do indivíduo.

O período de maior risco de contágio da dengue, Zika vírus e febre chikungunya é no verão, especialmente durante ou após dias de chuva porque o Aedes Aegypt, se reproduz em água limpa e parada e a melhor forma de evitar estas doenças é impedindo a proliferação do mosquito, eliminando toda água limpa e parada das casas, ruas e empresas.

Uma outra estratégia, que pode ajudar a evitar as picadas do mosquito, é ingerir alimentos ricos em vitamina B1, como Ovomaltine, arroz integral e levedura de cerveja, ou tomando um suplemento desta vitamina que se compra na farmácia.

Texto - Gisele Rocetti e Tua Saúde
Imagens - Tua Saúde

8 comentários:

  1. Fui picada pelo mosquito da zika, so que quando o matei estava sem sangue, tem a chance de ter me contaminado? Caso ele seja o portador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preste atenção se surgirão sintomas....caso surja procure imediatamente o atendimento médico!

      Excluir
  2. Importante as informações sobre a diferença da dengue, Zica e a Chikungunya, muitas vezes pode haver uma confusão, gostei muito das dicas principalmente em alguns remédios que não ser usados, Gisele bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...a informação é muito importante! Por isso resolvi trazer para ajudar um pouco! Bjos

      Excluir
  3. oi!
    Esse mosquito é muito perigoso, temos que tomar cuidado com essas doenças.
    A dengue, Zica e a Chikungunya podem levar a morte, temos que evitar que o mosquito continue colocando seus ovos e espalhando essas doenças.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a sociedade precisa fazer sua parte para evitar a proliferação! Beijos

      Excluir
  4. Muito perigo hein.
    Um mosquito só transmitir tantas doenças.
    Bom post.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente...como pode né, um simples mosquito trazer tanto perigo!

      Excluir

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - A Fé e a Paciência andam juntas!

Oi amores, tudo bom? Mais uma semana inciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho! A maior prova da f...