10 de outubro de 2016

Conselho do Bem - Como Deus vê o orgulhoso?

Olá amores,
Tudo certinho com vocês?

Mais uma semana iniciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos na palavra de Deus.
Antes de mais nada, quero enfatizar bem quais são os significados das palavras que serão bastante usadas neste texto.

1) Orgulho --> que tem ou causa orgulho / que manifesta orgulho ostensivo, vaidade exagerada / sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra / sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.

2) Soberba --> sobranceria de algo em relação a outra coisa em plano mais baixo; elevação, sobrançaria / sentimento de altivez, sobranceria; orgulho.


Agora quero falar baseando-me na bíblia sobre como Deus vê o orgulhoso e quais suas reações com as pessoas orgulhosas.

1) Deus vê o orgulho como pecado

Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado. (Provérbios 21:4)

2) Deus vê o orgulho com aborrecimento

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente.
(Provérbios 6: 16 e 17)

3) Deus vê o orgulho com resistência

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". (Tiago 4:6)

4) Deus vê o orgulho com ódio

Tu repreendes os arrogantes; malditos os que se desviam dos teus mandamentos! (Salmos 119:21)

5) Deus não suporta o orgulho

Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. (Salmos 101:5)

6) Deus abomina o orgulho

Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. (Provérbios 16:5)


Vocês viram o que Deus pensa sobre o orgulho, agora deixarei para vocês meditarem sobre quais são as ações de Deus contra o orgulho.

1) Humilhação

Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido; (Isaías 2:12)

2) Julgamento

O Senhor dos Exércitos formou este desígnio para denegrir a soberba de toda a glória, e envilecer os mais nobres da terra. (Isaías 23:19)

3) Castigo

Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor DEUS dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar. (Jeremias 50:31)

Com todas as evidências acima de que o orgulho não agrada a Deus, quero deixar como Conselho do Bem hoje essa mensagem para que vocês reflitam. 

O orgulho foi o primeiro pecado cometido no céus, quando o anjo quis ocupar um lugar mais alto que o de Deus. Os anjos se rebelaram por orgulho, pois queriam ser melhores que Deus. (Leiam Isaías 14). 
E não por coincidência, o primeiro pecado cometido na terra também foi por orgulho, pois a queda de Adão foi exatamente por orgulho e soberba por querer saber mais do que Deus lhe permitira.

A humildade é fundamental para nossa comunhão com Deus. Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).

Então reflitam nessa mensagem e sejam humildes de espírito!

Uma linda semana a todos.


Beijos carinhosos.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - A Fé e a Paciência andam juntas!

Oi amores, tudo bom? Mais uma semana inciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho! A maior prova da f...