16 de dezembro de 2015

Toxoplasmose - EU TIVE - Previna-se

Olá meus amores,
Hoje tem vídeo no canal explicando um pouquinho mais sobre a TOXOPLASMOSE.
https://www.youtube.com/channel/UCFV9ShXcU39IxvgFZ50Nflw
Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros animais. Homens também podem hospedar o parasita.
Causas Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro - e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.
Esses cistos podem infectar quase todas as partes do organismo humano, incluindo cérebro, músculos e até mesmo o coração. No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo, assim, que a pessoa volte a ser infectada novamente por ele.
Mas se a resistência não for tão boa, principalmente se o paciente tiver alguma doença que comprometa o sistema imunológico, a infecção pode ser reativada e causar sérias complicações.
A toxoplasmose não é contagiosa entre humanos – ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, as fezes de gatos e outros felinos e a ingestão de alimentos contaminados não são a única porta de entrada para o parasita. Humanos também podem adquirir a doença em outras situações, como:
Usando facas e outros utensílios de cozinha contaminados Comer frutas e vegetais mal lavados Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos A doença também pode ser congênita. Neste caso, ela é transmitida da mãe infectada para o bebê por meio da placenta. Se a mulher foi diagnosticada com a doença um pouco antes ou durante a gestação, as chances de ela passar a inflamação para o filho são de 30%, em média.
Sintomas de Toxoplasmose Geralmente, a toxoplasmose é uma doença que passa desapercebida. Em alguns casos, porém, em pessoas consideradas saudáveis, podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como dor de cabeça, coriza, dor no corpo, febre, fadiga e dor de garganta.
Já em pacientes com o sistema imunológico debilitado, podem surgir sintomas específicos, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e, em alguns casos, até mesmo infecções respiratórias, como pneumonia e tuberculose.
No meu caso, tive nervos e articulações que me impediam de movimentar e meu fígado inchou.
Os casos mais sérios podem causar inflamação da retina e levar a cegueira.
Antes de contrair a doença, eu acreditava que era apenas transmitida pelo gato, mas como vocês viram acima existem outras maneiras de contaminação.
Portanto, é muito importante a PREVENÇÃO!
Espero poder ter ajudado um pouquinho, vejam o vídeo que conto mais detalhes do que aconteceu comigo e com o meu cunhado.
Um beijo e fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - PAZ!

Olá, tudo bem? Mais uma semana iniciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho na palavra de Deus. ...