13 de outubro de 2016

BELEZA E SAÚDE - Proteja-se do Sol nesse VERÃO

Bom dia pessoal,

O verão está chegando e é hora de prepararmos a pele para ganhar uma cor dourada! 
Acredito que muitos esperam por esse momento!!!
Vocês sabiam que a hidratação corporal ajuda a recebermos um bronzeamento perfeito?

Além disso, não podemos deixar de cuidar da saúde, a alimentação saudável é fundamental para ter uma pele maravilhosa, tomar 1,5 litro de água por dia, sucos naturais e muitas frutas e legumes!


Porém, além de pensar no bronzeado perfeito, não podemos esquecer do perigo da exposição errada. Mas o SOL não é apenas um vilão para a saúde como muitos imaginam. O Sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo para a saúde e bem-estar físico e psíquico. Na medida certa, o sol é importante para a síntese de vitaminas e garante aparência saudável. Além disso, a exposição diária à luz solar favorece o bem-estar e diminui a incidência de depressão e outras doenças do aparelho psíquico, especialmente em idosos. Mas nem tudo são flores. Em excesso ou sob exposição inadequada, o Sol pode passar de aliado para vilão em questão de segundos.

A pele não absorve os raios solares da mesma maneira. Os raios UVA chegam às camadas mais profundas da pele, sendo os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele, envelhecimento precoce, bronzeamento e catarata (doença nos olhos que embaça a visão). Já a radiação UVB atinge apenas as camadas mais superficiais. 

Alguns efeitos do SOL na pele

  1. Bronzeamento – reação da pele à radiação UV, que leva ao dano do DNA. Para reparar o estrago e proteger a pele, há um aumento na produção de melanina, que confere o tom mais escurecido.
  2. Queimaduras – quando a pele é exposta por tempo prolongado ao Sol, pode haver a dilatação dos vasos sanguíneos e à ocorrência de queimaduras. Em geral, as queimaduras solares iniciam-se com uma vermelhidão (eritema), que em seguida evolui para diferentes graus de dor, conforme a intensidade e a duração da exposição. Queimaduras superficiais podem ser tratadas com cremes e loções, e os banhos quentes são desaconselhados nas áreas afetadas, bem como a utilização de sabonetes. Se o quadro evolui para o aparecimento de vesículas, bolhas e dor intensa, recomenda-se os mesmos cuidados anteriores, devendo evitar a manipulação das bolhas e procurar a orientação do dermatologista, para evitar a possibilidade de desidratação, o aparecimento de infecção viral labial herpética (comum nestas situações), instalação de infecção bacteriana (impetigo), seqüelas de manchas e cicatrizes na pele.
  3. Fotodermatoses – sardas, manchas e problemas como millium coloide, rosácea
  4. Fotoenvelhecimento – a exposição à radiação UV (ao natural ou em câmaras de bronzeamento) leva ao colapso a produção de colágeno e elastina, acelerando o processo de formação de rugas e linhas finas.
  5. Câncer de pele – a exposição solar é uma das principais causas do câncer de pele;
  6. Desidratação;
  7. Lesões oculares.

Então, mesmo desejando um bronzeado perfeito, atentem-se aos cuidados necessários.
Procure um profissional e cuide de sua pele.

Beijos carinhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu mundo! Volte sempre! Bjinhos

Conselho do Bem - A Fé e a Paciência andam juntas!

Oi amores, tudo bom? Mais uma semana inciando e com ela mais um Conselho do Bem para meditarmos um pouquinho! A maior prova da f...